quinta-feira, 27 de março de 2014

Um convite ao descanso

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados,
e eu lhes darei descanso”. Mt 11.28

É muito bom receber convites, principalmente, para festas. Nesse texto, Jesus nos convida a ir a um lugar: o lugar do descanso. Os seus convidados têm as seguintes características: estão cansados e sobrecarregados. Você se encaixa nesse perfil dos convidados do Senhor?

A vida não é fácil. Correria, pressões, exigências, trânsito, contas, compromissos... tantas coisas com  as quais  temos que lidar diariamente. Apesar de tudo isso, existe um descanso em Jesus.

O que temos que fazer? Esse verso nos ensina:  venham a mim . Ir a Ele é o convite que é feito por Jesus e é suprido nEle mesmo. Ou seja, eu vou para o Senhor e nEle encontro o descanso que preciso para viver o meu dia-a-dia e as minhas obrigações.

Como eu vou até Jesus? Crendo na Sua palavra, tendo comunhão com Ele, descansando em Suas promessas e confiando que Ele está cuidando de mim em todo o tempo.

Aceite o convite e aproveite a festa. Há descanso para você hoje!


Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás


terça-feira, 25 de março de 2014

Como quem vê aquele que é invisível.

“Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível” Hebreus 11.27

A fé de Moisés nos ensina a vencer o lugar da escravidão, a não temer a tirania do inimigo opressor, a ficar firme e confiante na Palavra de Deus e, acima de tudo, a enxergar aquele que é invisível: Deus.

O falecido pastor Oral Roberts, em seu livro Still Doing the Impossible (Ainda Fazendo o Impossível, 2002 – tradução livre), diz: “Quando você vê o invisível, você pode fazer o impossível”.

Moisés não poderia ver o Senhor com os seus olhos naturais, mas ele O enxergou com os olhos da fé, e por isso pôde permanecer firme em sua fé.

Esse é um dos grandes ensinamentos a respeito de fé, porque a fé é a prova das coisas que não se vêem (Hb 11.1).

Como Moisés, enfrentamos a opressão de um tirano, o diabo, que deseja nos destruir e nos enfraquecer na fé. Mas se colocarmos os olhos do nosso espírito nAquele que é invisível, também faremos o impossível.

Deus nos deu esses exemplos de homens e mulheres em Hebreus 11 para que olhássemos para eles e pudéssemos, também, andar em uma verdadeira vida de fé e vitória.


Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás

segunda-feira, 24 de março de 2014

Segunda-feira brava!

Segunda-feira brava.

Quem disse que ela é brava?

A semana começou novamente. Trabalho, estudo, compromissos, limpeza da casa, e assim vai...

O corpo queria ficar mais um pouquinho na cama, mas não teve jeito, o negócio foi encarar e levantar.

Certo dia na vida de Josué (não sei se foi uma segunda-feira), Deus disse que era necessário que ele se esforçasse e que também tivesse ânimo. Havia muito o que fazer.

Não é o seu caso também? Há muito o que fazer essa semana, e Deus sabe disso.

Como ele esteve com Josué estará com você a cada dia, dando-lhe força, sabedoria e livramento.

Não é bom começar uma segunda-feira assim?


Texto de Carlos Barabás

sexta-feira, 21 de março de 2014

"Mais, mais e mais"

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido. Eclesiastes 5.10.

“Mais, mais e mais”. Esse é o pensamento do avarento. Daquele que ama o dinheiro e faz de tudo, inclusive passar por cima de valores (usei a palavra valores para brincar com o contexto), para conquistar e possuir mais.

O dinheiro em si não é mal. Precisamos dele. Ele tem o seu valor (de novo). O problema é aplicar o coração e todas as forças que possuímos para obtê-lo.

Qual é a sua relação com o dinheiro. É um caso de amor?


Ame ao Senhor e seja fiel a Sua Palavra. Isso guardará o seu coração e te dará fundamentos corretos para prosperar.

Texto de Carlos Barabás

quinta-feira, 20 de março de 2014

Este é o dia que o Senhor fez, alegre-se



“Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” Salmo 118.24

Agora mesmo, nesse instante, você está provando algo que Deus fez - Ele criou esse dia!
Quantas vezes reclamamos, murmuramos e não percebemos que o dia em que estamos vivendo foi criado de maneira especial pelo Senhor. A Bíblia nos ensina a viver esse dia com alegria. Talvez você até tenha motivos para ficar chateado, nervoso e irritado, mas isso não mudará nada, mas alegrar-se em Deus sim.
Essa alegria não é baseada em sentimentos e emoções, mas sim na fé que temos nEle. Sendo assim, viva esse dia feliz.
Mude a atitude do seu coração e o seu rosto expressará essa alegria.

Texto de Carlos Barabás.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Existem igrejas...



Existem igrejas...

Bonitas; mas feias,
e feias; mas bonitas.

Cheias; mas vazias,
e vazias; mas cheias.

Ricas; mas pobres,
e as pobres; mas ricas.

Há também as conhecidas; mas  desconhecidas,
Como também as desconhecidas; mas conhecidas.

Existem igrejas com a cabeça na Terra.
Existem igrejas com o coração no céu.

Texto de Carlos Barabás.

"adiante da honra vai a humildade"



“...adiante da honra vai a humildade”. Provérbios 15.33

Como é fácil inverter os valores desse versículo. Não é verdade?
Sabe o que acontece quando não colocamos a humildade adiante da honra? O orgulho assumirá esse lugar. Seja qual for a sua posição profissional, acadêmica ou ministerial, mantenha o seu coração humilde. Se o orgulho foi uma das razões da queda de Lúcifer, pode ser a nossa também.

terça-feira, 18 de março de 2014

Devocional - O Senhor está cuidando de nós.

Em um mundo moderno repleto de novas tecnologias, vivendo agitados devido a tantos compromissos, muitas vezes nos esquecemos das coisas simples, as quais Jesus nos ensinou a observar. Olhar os pássaros e para os lírios. Algo simples, mas que nos ensina uma grande lição: O Senhor está cuidando de nós.

Pr.Carlos Barabás

terça-feira, 11 de março de 2014

Quatro lições valiosas



Não é necessário apresentar o currículo desse homem de Deus. Ele dispensa qualquer tipo de apresentação. Em Gálatas 3.9, ele é chamado de “homem de fé”. Acredito que isso já basta para compreendermos que estamos falando de um homem que sabia ouvir a voz de Deus e agir de acordo com a Sua vontade.

Esse homem de Deus mantinha a sua fé firme e fortalecida.  Aprendeu a confiar no Senhor e, mesmo diante de duras provas, manteve-se firme nas promessas que Deus lhe fizera. Abraão aprendeu que, para desfrutar as promessas do Senhor, era necessário viver uma fé obediente. Hebreus 11.8 declara que: “Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu...”.

Em sua jornada de fé e obediência, Abraão conheceu quem era Deus e tudo o que Ele poderia fazer em sua vida. Por meio do aprendizado desse homem de fé, podemos também aprender algumas lições importantes e valiosas para a nossa caminhada de fé e obediência.

Primeira lição: Abraão aprendeu que Deus era o seu protetor.
Gênesis 15.1,  “Depois dessas coisas o SENHOR falou a Abrão numa visão: ‘Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo;...’ ”.

Segunda lição: Abraão aprendeu que Deus era quem romperia com os limites humanos e faria o sobrenatural.
Gênesis 21.5, “Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho”.

Terceira lição: Abraão aprendeu que Deus era o seu provedor.
Gênesis 22.14, “Abraão deu àquele lugar o nome de O Senhor Proverá”.

Quarta lição: Abraão aprendeu a desenvolver um intimo relacionamento de amizade com o Senhor.
Tiago 2.23, “Cumpriu-se assim a Escritura que diz: ‘Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça’ e, e ele foi chamado amigo de Deus”.

Essas lições não foram aprendidas em um seminário teológico nem mesmo em uma igreja. Abraão as aprendeu vivendo um profundo relacionamento com o Senhor durante toda a sua vida enquanto peregrinava pela terra de Canaã.

O quem mais chama a minha atenção quando estudo a respeito de Abraão é que ele foi chamado de amigo de Deus. Será que podemos manter um relacionamento tão íntimo com o Senhor a tal ponto de sermos chamados de amigos de Deus também?

A Bíblia diz que sim!

Preste atenção no que Jesus declarou em João 15.14: “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno”.

Não há intimidade sem obediência; não há dependência sem uma entrega total. Abraão entregou-se, dependeu de Deus para cada passo e gozou de um relacionamento íntimo e profundo com o Senhor.

Há muitas outras lições para aprendermos com Abraão. Ultimamente tenho mantido o meu coração atento a essas quatro lições valiosas.

Que eu e você tenhamos um coração disposto a ouvir e obedecer a voz de Deus da mesma maneira como fez Abraão.

Texto de Carlos Barabás.