sábado, 31 de março de 2012

O Semeador

Bem cedo se levantou,
O campo o aguardava.
Suas sementes, apanhou,
Mais uma jornada.


Andando pelo caminho,
Algumas sementes caíram.
As aves, deixando seu ninho,
As sementes comiam.


Sementes caíram nas pedras,
Elas logo  nasceram,
Mas por falta d’água,
Logo morreram.


Em meio aos espinhos, algumas sementes caíram,
Vieram a brotar,
Mas logo que surgiram,
Não tinham ar para respirar.


Sementes das mãos do semeador,
Em solo fértil deram a frutificar.
A semente é a Palavra do Senhor.
Em meu coração, vem semear.


Autoria da poema: Pr.Carlos Barabás

terça-feira, 27 de março de 2012

Seu Nenga


    Conheci seu Nenga, sertanejo da Bahia. Homem simples e de muitas histórias, típico dos Nordestinos.  Chapéu surrado, bota velha e empoeirada, companheira de tantas caminhadas, facão na cintura e calça rasgada no joelho. Sua aparência, quando calado, é rude, mas quando começa a falar se torna singela e gentil. Até hoje não sei dizer a idade dele, já tentei adivinhar, eu acho que é por volta dos 63, mas deve ser menos. Quando estendeu a mão para me cumprimentar, na porteira da sua propriedade, deu para sentir a mão seca e calejada dos anos de trabalho pesado no chão duro e seco do sertão.
     Gosta de puxar assunto e falar do passado. Fala apontando para todos os lados, como se eu soubesse tudo o que existe na região e quem são as pessoas de quem fala. Homem de bom coração.
     Conheci seu Nenga em uma viagem missionária que fiz pelo sertão da Bahia.
    Fui conhecer a sua pequena propriedade que, com orgulho, diz ter documento e tudo. Seu Nenga diz que aquele é o seu pedaço de chão e que foi o bom Deus quem lhe deu.
   No seu pedaço de chão foi instalada uma bomba d’água elétrica e uma cisterna para ajudar toda a comunidade local. Foi um projeto de iniciativa privada que envolveu várias pessoas e empresas. Fui conhecer seu Nenga, o projeto e também fotografar o local.
     Durante a nossa conversa perguntei para seu Nenga: – O que o senhor cria por aqui?
   Ele me respondeu, debruçado na manivela da bomba d’água: – Umas cabrinhas prá leite, umas galinhas prá ovos, tenho um jegue velho prá carregar lenha e um punhado de pé de feijão lá atrás na roça.
   Continuei com mais uma pergunta: - Essa bomba d’água tem ajudado as famílias da região? – Vixi, se tem, doutô! As crianças tão com mais saúde.
     Fiz algumas outras perguntas, até chegar a última: –            Seu Nenga, quais são seus sonho
     A resposta de seu Nenga demonstrou todo afeto e  simplicidade daquele coração. A sua resposta foi maravilhosa. Em um gesto de reverência, tirou o chapéu surrado da cabeça, o apertou no peito e, com um olhar para o céu, disse: –  Olha, meu filho, eu tenho sonhado muito com a minha “véia” que já se foi há dez anos, quase sempre sonho com ela.
    Eu não reformulei a pergunta. Encerrei a minha visita com essa resposta simples do entendimento do seu Nenga.
      Voltei com fotos, algumas respostas, mas, acima de tudo, voltei com algo que chamou muito a minha atenção e me fez pensar a respeito de sonho, ou melhor, sonhos.
     O sonho pode ter três significados totalmente diferentes. Primeiro, o sonho pode ser um doce da padaria (que é muito bom, mas que não vem ao caso); segundo, pode ser um forte desejo a respeito de coisas futuras (que era ao que eu me referia na pergunta); e terceiro, pode ser as imagens produzidas pela mente durante o sono (que foi o que o seu Nenga entendeu).
     Nossos sonhos e ambições muitas vezes se resumem em desejos de ter o conforto, consumo, progresso, melhora na qualidade de vida e tudo mais para o futuro, mas esquecemo-nos daquilo que os sonhos nos fazem lembrar. Nos esquecemos daquilo que vivemos no passado, com quem vivemos, as lembranças e muitas recordações .
      Enquanto eu esperava uma resposta visando o futuro e o progresso que aquela bomba d’água representava para a comunidade, recebi uma resposta nostálgica, remetendo ao passado, a uma memória  e a uma saudade.
    Ao lado da bomba percebi o quanto o sonho pode ser importante para o futuro, nos levando a uma visão, e também  o quanto ele é importante no passado, nos levando a uma recordação.
      Guardo a foto do seu Nenga com muito carinho. Guardo também com carinho os meus sonhos.

       Autoria do texto: Pr.Carlos Barabás

quinta-feira, 22 de março de 2012

Guardados por Deus - Salmo 91


    O salmo 91 é a Palavra de Deus que contraria todo o medo e terror que o Diabo deseja implantar em cada um de nós. Por meio deste salmo tão conhecido, o Espírito Santo revela o que há no coração de Deus para cada um que deseja não somente saber da existência desse esconderijo, mas, sobretudo, que anseia habitar nele. Deus deseja nos levar a um lugar de segurança e proteção, a um lugar secreto em sua presença: o esconderijo do Deus Altíssimo, o El Elyon. –

Extraído do livro “O Esconderijo do Altíssimo” do Pr.Carlos Barabás.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz Dia Internacional da Mulher!




Ester, uma moça que tinha muitos motivos para ser infeliz: era orfã de pai e mãe e, juntamente com o seu povo, havia sido levada cativa para Susã, capital da Pérsia. Mas o que fez a diferença para Ester foi que ela compreendeu o propósito de Deus para a sua vida. Todas nós, mulheres, temos um propósito, uma chamada para cumprir, e nós só seremos realizadas quando entendermos esse propósito e nos colocarmos à disposição de Deus para que Ele nos use.


FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Pra. Roberta de C. Barabás

segunda-feira, 5 de março de 2012

Nada me faltará


“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Sl 23.1).

   Como é bom saber que Deus cuida de nós! Assim como um pastor de ovelhas está atento ao seu rebanho, Deus está atento, cuidando de nós. O pastor de ovelhas tem o cuidado de levar o seu rebanho às águas tranquilas, a um bom pasto, a lugares seguros.

   Deus também proporciona tudo isso para nós. Ele nos dá de beber  da água viva, nos alimenta com a Sua Palavra e nos guia por caminhos seguros.

   Em João 10.11, lemos: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. Jesus realmente é o bom pastor e deu a Sua vida por nós. Podemos descansar e confiar porque estamos nas mãos do bom pastor.

   Recebemos  toda a provisão andando bem perto do nosso Pastor Jesus. Ele não deixará faltar alegria, saúde, amor, vitória e tudo o que precisarmos.

    Você não precisa temer. O Bom Pastor cuida de você.

Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás