terça-feira, 19 de agosto de 2014

Preparo: Tempo e Aprendizado

Gosto muito de ler na Bíblia a história da vida de Josué. Esse homem recebeu de Deus a missão de conduzir os hebreus, depois da morte de Moisés, a entrarem e possuírem Canaã, a Terra Prometida.

É interessante observar que antes de Josué ter sido um grande líder, ele havia sido servidor (auxiliar) de Moisés por muito tempo.

A responsabilidade de Josué era grande, mas essa missão não lhe foi dada de qualquer maneira, ele foi treinado e preparado para assumir essa responsabilidade. A liderança não caiu na sua cabeça do dia para a noite.

A ideia de que Josué foi colocado em uma “fogueira” é errada. Veja o que a Bíblia diz a respeito disso em Nm.27.18-20: “Então o SENHOR disse a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; apresenta-o diante do sacerdote Eleazar e de toda a comunidade, e ordena-o diante deles; e porás da tua glória sobre ele, para que toda a comunidade dos israelitas lhe obedeça.”
Josué foi um homem preparado para assumir a liderança do povo, mas antes disso acontecer houve um tempo muito importante chamado de “preparo”.

Quando Deus chama os seus servos Ele os capacita para a sua obra. Por isso é muito importante o tempo de preparo e o aprendizado.

Hoje infelizmente não há muita evidência e investimento nesse “preparo” daqueles que dizem ter um chamado de Deus. Cada dia vemos mais lideres desqualificados para estarem a frente da obra de Deus, ao invés de conduzirem o povo de Deus a conquista das promessas, o levam a seguir a visão humana e suas próprias vaidades.

É fundamental e urgente que as igrejas e seus líderes preparem “Josués” para assumirem a liderança da igreja.

Você que tem um chamado deve ter em mente duas coisas importantes. A primeira é que o tempo é teu amigo, e não o teu inimigo. É preciso amadurecer, orar, jejuar e principalmente servir. Segundo: aprenda com homens de Deus a respeito da obra do Senhor, siga o seu líder, estude a Palavra de Deus, leia a respeito da história da igreja, ande com pessoas cheias do Espírito Santo, isso faz toda a diferença.

Gosto muito do versículo em que Deus diz para Josué: “Não te ordenei isso? Esforça-te e sê corajoso; não tenhas medo, nem te assustes; porque o SENHOR, teu Deus, está contigo, por onde quer que andares”.

Prepare-se!


Há uma grande obra a ser feita.

Texto de Carlos Barabás.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Quem já não teve medo?

Quem já não temeu diante de uma noticia ruím? As vezes um diagnóstico, uma demissão, a ligação de um polícial avisando sobre um acidente, o resultado de uma prova. Todos nós já passamos por momentos em que o coração dispara diante de noticias assim.

Isso também aconteceu com Jeosafá, rei de Judá, quando trouxeram noticias nada animadoras para ele e para o seu reino. Disseram: "Vem contra ti uma grande multidão,... e eis que já estão em..." (2Cr.20.2).

Essa grande multidão que já estava a sua porta, eram os inimigos de Judá, que vieram para guerrear. Não vieram entregar flores nem caixas de bombons ao rei.

A Bíblia nos diz: "Então, Jeosafá teve medo..." Quem não temeria diante de uma noticia dessa, mas a reação de Jeosafá fez toda a diferença. O medo veio mas o rei "...resolveu buscar ao Senhor,... (2Cr.20.3). Aqui está uma atitude correta diante do medo; buscar ao 
Senhor e ouvir dEle as boas noticias (Boas Novas).

Se o rei Jeosafá se entregasse ao medo e buscasse soluções humanas para aquela situação ele fracassaria, mas a atitude de buscar ao Senhor trouxe a ele a vitória.

A Bíblia nos diz em 1João 4.18 "No amor não há medo, pelo contrário, o perfeito amor elimina o medo...".

Para combater o medo precisamos ter uma revelação profunda do amor de Deus.

Se hoje você esta vivendo sob o tormento do medo, apegue-se ao amor de Deus. Ele te ama, e assim como os pais cuidam e amam os seus filhos, Deus que é o nosso Pai de Amor, cuidará da tua vida e te sustentará nesse momento.

Deus trouxe o livramento para Jeosafá. Não foi fácil para o rei. Não é fácil nem para mim, nem para você. Mas vamos confiar no amor do Pai e tomar hoje mesmo uma atitude de buscá-lo diante do medo que deseja nos atormentar.

Deus abençoe.
Pr.Carlos Barabás.