segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ajergi

   Conheci Ajergi, um homem muito rico. Ele é o tipo do sujeito que podemos chamar de “um homem bem-sucedido”. Mora em uma mansão em um bairro luxuoso e também é dono de muitas outras propriedades.  Seu meio de transporte é o helicóptero e possui os carros das melhores marcas e modelos. Viaja para onde o seu coração deseja, em qualquer época do ano, e se hospeda nos melhores hotéis. O seu cartão de crédito, assim como ele, não tem limites.
   Ele também é muito vaidoso. Veste-se com as melhores grifes e usa os melhores e mais caros perfumes. Está sempre impecável, elegante, cheiroso e bem penteado.
   Também gosta de jóias. Vive com um cordão de ouro no pescoço, anéis caríssimos nos dedos e uma grossa pulseira, também de ouro, com o seu nome gravado em letras garrafais. No outro pulso, usa sempre um relógio da sua vasta coleção.
   Ajergi não tem problemas com a sua aparência, quando se trata de ser visto pelos outros. Ele gosta de se exibir e de ser admirado. Circula, sem problemas, em todos os meios. Está entre os políticos, empresários e artistas. É uma celebridade no meio da sociedade e frequenta as festas mais badaladas.
   Se há algo,posso dizer, que realmente o faz vibrar é a mídia. Isso mesmo, ele gosta dos meios de comunicação. Tem muita desenvoltura e carisma. Não se intimida com as câmeras, sejam elas fotográficas ou filmadoras e não se acanha diante dos microfones.
   A ambição de Ajergi também é algo que pode ser notado por todos, deseja sempre mais e mais, nunca está satisfeito. Para ele, sempre existe um degrau a mais para subir.
  Sempre valorizou o produto importado. Gosta de tudo o que for internacional: música, literatura, shows e comidas.
   Ajergi possui um ar muito misterioso. Misterioso no que diz respeito a não permitir transparecer o que ele realmente sente. Você nunca descobrirá os seus sentimentos, Parece que ele está sempre na mesma temperatura e na mesma velocidade. Nem mais nem menos.
   Talvez você diga:
    ̶  Ele tem tudo; não tem falta de nada. Isto, sim, que é vida!
   Verdade. Ele tem tudo; nada lhe falta. Mas ele tem enfrentado um problema que o atormenta há algum tempo: olhar-se no espelho. Isso mesmo! A sua própria imagem o perturba, e muito. Ele gosta de ser visto, mas não gosta de se ver. Raramente vai para a frente de um espelho.
Baixa estima? Não. Algum trauma de infância? Não. Superstição? Medo de quebrar o espelho e ter sete anos de azar? Também não.
Medo de se enxergar? Sim!
   Outro dia encontrei-me com ele. Vou contar a você o que lhe aconteceu.
   Há algum tempo, Ajergi convidou um homem de Deus para visitá-lo e fazer uma oração –  ele sempre foi muito religioso. Nessa visita, após conversarem um pouco sobre tudo, Ajergi começou a abrir o seu coração para o homem de Deus e acabou falando a respeito do medo e da perturbação que sentia em frente ao espelho.
   Após ouvir atentamente tudo o que o rico, vaidoso e ambicioso homem dizia, o homem de Deus o desafiou a irem à frente do espelho e, juntos, observarem os seus reflexos.
   Relutante e temeroso, a princípio, Ajergi incomodou-se, mas confiou na presença do homem de Deus, que estaria ali ao seu lado. Caminharam até um grande salão cercado por cortinas que cobriam todas as paredes e janelas.      
   Ajergi puxou um dos lados da cortina, e um imenso espelho surgiu por detrás daqueles finos e delicados tecidos.
   Grande foi o espanto do homem de Deus ao ver as imagens no espelho. Viu a sua imagem perfeitamente refletida, mas, ao seu lado, estava um homem caído, sujo como um mendigo de rua, cego e nu.
   Embora Ajergi estivesse bem ali, a imagem refletida era totalmente contrária. Não era um truque ou distorção de imagens; era real.
   O homem de Deus repetidamente olhava para o espelho e para o homem, e a imagem que via era impressionante.
   Foi quando Ajergi estendeu o braço em direção ao espelho, o braço em que tinha a  pulseira de ouro gravada com seu nome, e o homem de Deus pôde, então,  perceber de quem era, realmente, aquela imagem.

   Você quer conhecer a real identidade de Ajergi? Escreva o nome dele em uma folha de papel e a coloque na frente do espelho.  Você saberá de quem eu estou falando.

Ajergi – Parte 1 – Autoria do texto : Pr. Carlos Barabás

sábado, 28 de janeiro de 2012

Encarando os desafios

   "Subamos animosamente"(Nm 13.30). Essa foi a resposta que Calebe deu às palavras desanimadoras de seus companheiros que, juntamente com ele e Josué, foram espiar a Terra Prometida.
    Eu, particularmente, gosto muito de Calebe. Há três características na vida desse homem de Deus que me chamam muito a atenção: o ânimo, a perseverança e o  compromisso com Deus.
   Moisés havia enviado doze homens para espiar a terra que Deus lhes prometera. Quando voltaram, trouxeram em seus corações tudo o que tinham visto. Dez homens vieram com um relatório péssimo, de tragédia, medo e insegurança. Porém, dois homens, Calebe e Josué, trouxeram um relatório diferente, animador, vencedor e conquistador.
   Quando aqueles dez homens começaram a falar e a difamar a terra que Deus estava prestes a lhes dar, o povo que os ouvia começou a ficar com medo e a querer voltar para o Egito. No capítulo seguinte (Nm 14), a Bíblia diz que eles gritaram, choraram a noite inteira, disseram que os seus filhos iriam morrer e quiseram constituir outro líder para voltar ao Egito.
   Philip Yancey escreveu algo muito interessante a respeito disso: "Ninguém dentre os pais sobreviveu, a não ser dois (Josué e Calebe). O restante provou que não prestava. Ele (Moisés) os conduzira para fora do Egito para depois descobrir que tinham trazido o Egito no coração". *
   É nesse contexto que o nosso grande herói, Calebe, se destaca. Um homem que sabia o que queria e sabia quem era o Deus a quem ele servia.
   As suas palavras foram de oposição ao medo e à derrota. Enquanto os seus companheiros diziam:  "Não conseguiremos, estamos fracassados", Calebe dizia: "Subamos animosamente". Que coração! Que força!  Que atitude!
   Imagine hoje uma Igreja repleta de Calebes – animados, perseverantes e comprometidos.
   Creio que não foi por acaso que Deus usou esse homem, pois ele é para nós um exemplo de vida vitoriosa.

   Três perguntas para refletir: 
   1. Como você enfrenta os novos desafios?
   2. Você é perseverante?
   3. Você é uma pessoa de compromisso?

   Não sei quais são as suas respostas, mas caso não sejam tão boas e você queira melhorar, eu o incentivo a ler mais a respeito de Calebe.
           

 *Philip Yancey. A Bíblia que Jesus lia.São Paulo: Ed.Vida, 2000                          

Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Duas histórias de doze anos

Uma menina de doze anos morreu
Uma mulher há doze anos morria
Um pai, sem medo, se rendeu
Uma mulher ao Senhor correu


Na cruz, a morte foi vencida
Pelo sangue de Jesus, a doença banida
A menina de doze anos vivia
A mulher, após doze anos, sorria


Inspirado no texto de: Marcos 5.21-43
Autoria da poesia:  Pr.Carlos Barabás

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Agradando a Deus

“...a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado..." (Colossenses 1.10).

   No dicionário Michaelis, a palavra digno tem os seguintes significados: merecedor, habilitado, capaz, honrado, apropriado.
   Quando o apóstolo Paulo  fez essa oração, desejava  que os seus queridos irmãos estivessem  vivendo uma vida apropriada e capaz de agradar a Deus.
   Paulo não queria que os irmãos daquela igreja estivessem vivendo de uma maneira que não fosse digna de filhos de Deus, trazendo tristeza ao Senhor e vergonha para o Evangelho.
   Por meio dessa oração, podemos aprender que essa é uma verdade para nós, hoje, também. Eu e você temos que viver de uma maneira que agrade a Deus no céu.
   
    De que maneira podemos agradar a Deus?

    - Agradamos a Deus por meio do nosso relacionamento com Ele.
    - Agradamos a Deus quando O obedecemos.
    - Agradamos a Deus quando fazemos o bem.
    - Agradamos a Deus quando cuidamos bem da nossa família.
    - Agradamos a Deus quando vivemos como Jesus viveu.

   Existem muitas outras maneiras de agradar ao Senhor: tudo o que falamos e fazemos, os nossos relacionamentos diários, o modo de enfrentarmos as provações e tentações, como utilizamos os dons e talentos que Ele nos deu. 
   Em tudo isso, demonstramos  ao Senhor o quanto queremos agradá-lO e o quanto O amamos.
   Hoje, a minha oração é como a de Paulo: peço que Deus use a nossa vida, e que vivamos nesse mundo de uma maneira que Ele se agrade no céu.

                                                                                               
Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vença o desânimo

   O General norte-americano, Douglas McArthur (1880-1964), atuou nas duas Grandes Guerras Mundiais. Ele disse certa vez: “Os anos envelhecem a pele, mas viver sem entusiasmo envelhece a alma”.
   Entusiasmo – a Bíblia tem muito a nos ensinar sobre esse assunto. Quando leio o primeiro capítulo de Gênesis, vejo Deus muito entusiasmado ao criar e orquestrar toda a criação. Há também no último capítulo do livro de Apocalipse muito entusiasmo ao convite feito aos que têm sede: “Venham!”. A Bíblia é um livro “entusiasmador!
   Entusiasmo não tem nada a ver com agitação ou correria. As pessoas que não conhecem ao Senhor vivem entusiasmadas quando tudo está bem, quando não há problemas ou crises. Nós, os que conhecemos ao Senhor, mesmo quando as coisas não estão bem, podemos nos entusiasmar, porque sabemos que o Senhor está conosco, e Ele já nos deu a vitória.
   O entusiasmo que aprendemos na Palavra é aquele cuja fonte é o Senhor. A palavra entusiasmo, no original grego, é composta por: en + theos + asm, que significa: sopro de Deus dentro (em nós).
Jesus falou a seus discípulos para terem bom ânimo diante das aflições (João 16.33). Disse isso já bem próximo de ser levado preso pelos guardas. Ela sabia que seria preso e também estava consciente de todo o sofrimento pelo qual passaria, mas mesmo assim disse: “Tende bom ânimo”.
   O bom ânimo nos faz enxergar as circunstâncias por um ângulo vitorioso: “Nesse mundo tereis aflições (isso é um fato), mas tende bom ânimo (não se deixem vencer pelas circunstâncias difíceis ou pelas aflições), eu venci o mundo (essa é a realidade e a mais absoluta verdade, que é maior do que o fato em si)” (Jo 16.33).

   Três passos que nos ajudarão a conservar o bom ânimo:

   Primeiro. Pense com ânimo. Traga à mente os pensamentos de Deus. “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra...” (Cl 3.2). O profeta Isaías declarou que os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos (Is 55.9).

   Segundo. Fale com ânimo. Use os seus lábios para declarar o que Jesus fez por você. “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”(Pv 18.21).

   Terceiro. Trabalhe com ânimo.” Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam ao Senhor com o coração cheio de fervor” (Rm 12.11, BLH).

   Diante do que você aprendeu de Deus agora, comece a mudar o foco da sua visão. Não se abata. Anime-se, você tem o sopro de Deus em sua vida, o Espírito Santo.
   Olhe para Jesus, Ele venceu o mundo por você.

Autoria do texto: Pr.Carlos Barabás

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Vencendo os tempos de crise

   Muitas vezes, passamos por momentos que gostaríamos que não existissem. Momentos difíceis, que parecem não ter fim e nem solução.
   Muitos homens na Bíblia passaram por momentos assim e venceram, porque não perderam a sua fé em Deus. A fé e as atitudes que eles tiveram nos ensinam muitos princípios espirituais que devemos aplicar em nossa vida para vencer os tempos de crise.
   Há uma passagem na Bíblia, em 1Samuel 30.3,4,  a respeito de quando Davi voltou de uma batalha e encontrou a sua cidade totalmente destruída, a sua família e a de seus companheiros, levadas como prisioneiros. Essa não foi uma situação fácil para eles. Alguns homens que seguiam Davi quiseram até mesmo apedrejá-lo.

“Quando Davi e os seus homens chegaram à cidade, eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.  Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que não ouve neles mais forças para chorar.
Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus."
   
   Tudo era contrário a Davi. Tudo apontava para a destruição e a tristeza. A cidade, queimada e destruída. As famílias, prisioneiras e, ainda por cima, ameaçado de morte por seus companheiros.
   Um homem e uma mulher de Deus nunca devem se deixar levar pela crise que enfrentam. A Bíblia diz que Davi, mesmo diante daquela situação contrária, se fortaleceu no Senhor seu Deus. A história de Davi poderia acabar aqui, não fosse a sua fé em Deus e a atitude que teve diante da crise.
   Hoje, muitas histórias de homens e mulheres acabam antes da vitória. Eles chegam a um ponto que não conseguem alçar a sua fé em Deus e não têm atitudes a altura da Palavra do Senhor.
   Em Hebreus 11.33,34 encontramos os heróis da fé que fizeram a diferença e alcançaram a vitória. A Bíblia diz: "... os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros."
   Sempre que li esse capítulo de Hebreus e, em especial, o versículo 34 em que está escrito que "da fraqueza tiraram forças", me questionei: "Como tirar forças da fraqueza?". Confesso que, por muito tempo, fiquei sem uma resposta, até que um dia, o Espírito Santo falou ao meu coração. Ele me disse: "Quando você está fraco, eu me torno forte por você e em você". Compreender essa verdade, de que o  Espírito Santo é a minha força, porque Ele é o poder de Deus em mim, trouxe mudança a minha vida.
   No evangelho de João, capítulos 14 e 15, o Espírito Santo é chamado de o Ajudador. Ele nos ajuda em nossas fraquezas. Ele nos dá a força divina que necessitamos para vencer os tempos de crise.
   Davi teve atitudes certas em meio à crise. Ele se fortaleceu no Senhor e recobrou o ânimo e as forças. Davi orou, e Deus lhe disse para perseguir os Amalequitas, pois Ele lhes daria a vitória.
   Com as palavras que ouviu de Deus, Davi foi e resgatou as mulheres e as crianças de todo o povo, nenhum lhes faltou. Também, trouxe muitos despojos e gado. Davi venceu a crise; não foi vencido por ela.
   Talvez, hoje, você esteja passando por dias difíceis ou conheça alguém que está enfrentando adversidades. Confie em Deus e incentive os que estão atravessando momentos de crise a confiar em Deus também. O Espírito Santo de Deus está pronto para ajudá-lo e fortalecer a sua vida hoje.
                                                                                       

Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Atitudes diferentes

 
 Não te deixes vencer do mal,
  mas vence o mal com o bem" (Romanos 12.21).


   Vencer o mal com o bem. Isso pode soar estranho aos nossos ouvidos. Você pode questionar: “Como posso tratar bem àquele que me quer mal?”. E você pode até mesmo ter um desejo vingativo sobre uma pessoa que lhe causou danos. O ser humano, muitas vezes, pensa que o mal tem que ser pago com o mal. No entanto, o pensamento e a atitude de Deus são bem diferentes disso.
   Certa vez, quando Jesus estava reunido com seus discípulos, Ele os ensinou que as suas atitudes deveriam ser diferentes das atitudes dos outros homens que não conheciam a Deus: "...não será assim entre vós ..."  (Mateus 20.26).
   A Bíblia é bem clara em afirmar  que não devemos ser vencidos pelo mal. Se Deus nos alerta com relação a isso, podemos entender que o mal pode nos vencer.
   Deus nos deu uma arma poderosa contra o mal: o bem. Jesus viveu aqui no mundo praticando o bem. Derrotou o mal e não foi vencido por ele.
   Em Atos 10.38, lemos:  "...concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele".
Note que Jesus andou por toda a parte fazendo o bem; não  somente em alguns lugares, para algumas pessoas. É fácil fazer o bem para aqueles que nos amam e querem o melhor para nós. Mas Deus nos ensina que teremos vitória em nossas vidas não pagando o mal com o mal, mas pagando o mal com o bem.
   Aquela fechada que você levou hoje de outro carro não precisa ser revidada. Aquele colega de serviço, que tem inveja e quer "puxar o seu tapete", não precisa ser "fuzilado" mentalmente ou agredido verbalmente por você.
   Quando tomamos atitudes de pagar o mal com o próprio mal, estamos entrando no jogo do diabo, e é isso mesmo o que ele quer.
   Os pensamentos e atitudes dos filhos de Deus devem ser nobres, porque somos filhos do Rei. Não devemos nos rebaixar e perder o controle do Espírito Santo.
   Receba a vitória em sua vida. Vença o mal. Faça o bem.

Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás

   

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sem Limites

“Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras
permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será feito”
(João 15.7).

   Não há limites para Deus operar. O poder da Palavra de Deus é infinito, e nada pode ser comparado a esse poder.
   Jesus, neste texto, ensina a respeito de uma chave muito importante, que abre a porta do impossível para a nossa vida: permanecer. Essa chave nos dá acesso a  tudo aquilo que Deus tem para nós.
  Jesus falou a respeito de permanecermos nEle e as Suas palavras permanecerem em nós. Nesse ensino, Jesus mostrou que eu e você somos responsáveis pela  benção de Deus chegar até nós. Somos nós quem devemos permanecer nEle. Somos responsáveis, também, por guardar as Suas palavras no coração.
   Somente depois de ter uma vida de permanência em Deus e em Sua Palavra é que podemos pedir e receber tudo o que foi pedido.
   Talvez você pergunte: "O que é permanecer em Deus?", ou então: "Como é que eu posso deixar a Palavra de Deus permanecer em mim?".
   A palavra permanecer tem o seguinte sentido: permitir que a Palavra de Deus "continue a ficar" em seu coração, e você, nela. Não se trata somente de uma experiência com Deus no passado, mas algo que se experimenta todos os dias. É uma experiência contínua com o Senhor.
   Também podemos ver que deve existir uma persistência em buscar a Palavra e perseverança em seguir os caminhos que o Senhor nos mostra.
Infelizmente, alguns querem somente pedir e receber, sem o compromisso de permanecer ou viver o que Deus ensina em Sua Palavra.
   Tanto na Bíblia como na história da Igreja, observamos que homens e mulheres que permaneceram em Deus, pediram e receberam o sustento, o livramento e tudo o mais que necessitavam.
   Permanecer é ficar. Ficar continuamente com Deus e conhecê-lO cada vez mais. É estabelecer uma intima e profunda comunhão com Ele.
   O desejo de Deus é que os Seus filhos permaneçam nEle, e Ele, em Seus filhos. Cabe a nós buscá-lO cada dia mais.

Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Aos aflitos, contentes e doentes

“Está aflito alguém entre vós? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará...” (Tiago 5.13-15).

    Aflito, contente ou doente? Em Sua Palavra, Deus nos ensina o que fazer em cada situação.
    Aos aflitos, o Senhor ordena que orem. Aos contentes, que cantem louvores. Aos doentes, que chamem os pastores da igreja.
    Nos três casos, existe uma ação a ser feita com base na fé.

    Aos aflitos
    Problemas, aflições, preocupações, ansiedades e dificuldades. Essas são palavras bem conhecidas de todos nós. Quem não passa por isso? O remédio dado por Deus para combater esses males foi a oração. Só que esse remédio não é encontrado nas farmácias;  é encontrado junto ao Pai, quando tomamos a atitude de abrir a nossa boca em fé e começamos a orar.
    A oração é a solução para a aflição. Por meio dela, falamos das nossas necessidades a Deus. É uma poderosa arma de guerra em meio às lutas.
Se hoje você está aflito, não adianta se desesperar. Ore e fale dessa aflição para Deus. Ele vai ajudá-lo.

    Aos contentes
    Você está contente? Então, não perca tempo. Comece a cantar louvores a Deus. Contagie outras pessoas com a sua alegria. Por meio de uma canção, deixe os seus colegas, familiares e vizinhos saberem o que o Senhor fez por você.  As pessoas que cantam, geralmente, chamam a atenção dos outros.
    Eles dizem: ̶   Tá contente hoje, heim?! Tá cantando...
   Cante. Cante pelas ruas. Cante no carro. Cante bem alto debaixo do chuveiro. Cante na igreja.

    Aos doentes
    Se você está doente, é muito importante que chame a sua liderança para orar por você e ungi-lo em nome do Senhor Jesus.
    A Bíblia diz que a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará.
    Tenho certeza de que Deus usará o seu pastor ou alguém da liderança da igreja para fazer uma oração poderosa por você.
    Os médicos e a ciência têm os seus limites, mas Deus, não! Ele usa os seus servos debaixo da unção do Espírito Santo para impor as mãos, ungir os enfermos e invocar a cura.

    As nossas ações refletem a altura e a profundidade da nossa fé.
    Diante do que atravessamos na vida, existe algo que Deus deseja que seja feito para o nosso benefício e para a grandeza do Seu Reino.
    Qualquer que seja a situação que enfrentamos,  temos uma escolha a fazer. Quando aflitos, podemos orar ou nos preocupar mais ainda. Quando contentes, podemos cantar ou fazer qualquer outra coisa que mostre que estamos felizes (alguns gostam de ir às compras).Quando doentes, podemos chamar a liderança para orar por nós ou ficarmos gemendo na cama.
    Decida hoje o que fazer.
    Eu vou orar e depois, cantar.

Autoria do texto: Pr.Carlos Barabás

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Esforça-te e tem bom ânimo


“Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria” (Josué 1.6).


   
    Esta é, sem dúvida, uma boa palavra para a nossa vida hoje.
Josué estava diante de um grande desafio: levar o povo de Israel a conquistar a Terra Prometida. Essa conquista não seria fácil; seria dia após dia, batalha após batalha, vitória após vitória.
    Assim como Josué, Deus quer nos levar à conquista de Suas promessas. Ele nos deu a Sua Palavra, que é poderosa e ilumina o nosso caminho. A Palavra de Deus é a Sua vontade para nós. Ele também nos deu o Seu Espírito, que nos unge e nos dá força, coragem, poder e ousadia.
    Muitos cristãos vivem uma vida fraca e desanimada porque não conhecem e nem vivem a prática da Palavra de Deus. Se conhecessem a vontade do Senhor e a colocassem em prática, certamente, teriam outro tipo de vida e de relacionamento com Ele.
    Deus falou a Josué: "esforça-te e tem bom ânimo". O esforço seria de Josué e ter bom ânimo, também. Existem coisas que nós temos que fazer para que Deus faça algo por nós.
    Quando nós nos esforçamos  e temos bom ânimo diante das circunstâncias que nos cercam, Deus reconhece e se move a nosso favor. Se você estudar a respeito da vida de Josué, notará  que, por várias vezes, Deus lhe disse: esforça-te e tem bom ânimo".
    Quantas vezes Deus tem falado isso a você também?  Creio que hoje é um bom dia para ouvir "esforça-te e tem bom ânimo".
    Fale com Deus, diga a Ele que você quer se esforçar e enxergar as situações da maneira dEle. Diga a Deus que você se recusa a ser derrotado, vencido e pisado pelo diabo, porque essa não é a sua posição. Você é filho de Deus, lavado pelo sangue de Jesus e está sentado nas regiões celestes, juntamente com Cristo (Efésios 2.6).

Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás


 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Eu te ajudarei


“Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei” (Isaías 41.13).

    Você já notou quantas vezes, na Bíblia,  Deus diz: "Não temas; eu te ajudarei" ou "Não temas porque eu sou contigo"?
    Por várias vezes, Deus diz isso em Sua Palavra, porque Ele conhece o coração  humano e sabe também que Satanás quer lançar situações para nos amedrontar e roubar a nossa confiança nEle.
    A Palavra de Deus é clara em dizer: "Não temas; eu te ajudarei". Em um mundo tão inseguro, Deus sempre nos oferece segurança. Encontramos segurança nas Suas mãos. Ele nos segura firmemente e nada pode nos tocar ou nos prejudicar. Quando uma criança está nos braços de seus pais, ela se sente segura e protegida. Nós podemos viver dessa maneira também: seguros e protegidos por Deus.
    Agora mesmo, os olhos de Deus estão sobre nós. Os anjos do Senhor estão nos guardando e trabalhando a nosso favor. A Palavra guardada em nosso coração está iluminando o nosso caminho. O Espírito Santo de Deus está nos direcionando.
    O que acontece, muitas vezes, é que queremos sair desse "colo" para andarmos sozinhos. Queremos tomar as nossas próprias decisões  e pensamos: Eu não preciso da ajuda de ninguém. Somos muito autossuficientes. Aqui está o perigo. Aqui está uma porta aberta para o diabo agir e lançar as preocupações e temores.
    Quanto mais perto andarmos de Deus e da Sua Palavra mais seguros estaremos. Foi o que aconteceu com Pedro no meio daquela terrível tempestade.Quando ele tirou os seus olhos de Jesus e passou a olhar a situação,sentindo o vento em seu rosto, começou a afundar. Mas logo chegou uma mão poderosa, a mão de Jesus, que o levantou e o sustentou.
    Deus é a nossa segurança.
    Ele diz: "Não temas". Então, eu não vou temer.
    Ele diz: "Eu te ajudo". E eu recebo a Sua ajuda.
    Confie e descanse nas mãos de Deus.


Autoria do texto: Carlos Barabás

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Para ser bem-sucedido

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha" (Mateus 7.24).
    Um novo ano se inicia, e todos nós desejamos que esse ano seja melhor do que o anterior. Queremos crescer em todas as áreas da vida.
    Jesus ensinou algo muito importante para que isso aconteça. Ele ensinou a estabelecer a vida em algo sólido, na rocha. Ele também ensinou que para estabelecer a vida na rocha é necessário fazer duas coisas: ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática.
    Com esses dois princípios, Jesus nos ensina como ter uma vida bem-sucedida. Enquanto muitas pessoas, desesperadamente, buscam saber os segredos para o sucesso, Deus, em Sua Palavra, nos ensina como encontrar esse sucesso.
    Para ser bem-sucedido é necessário ter bases sólidas. Jesus é a Rocha, e é sobre essa Rocha que devemos construir. Com um fundamento correto, podemos erguer uma estrutura correta também.
    Deus quer a nossa felicidade integral, não só uma área, mas todas elas. Por isso é fundamental que todos nós cresçamos na fé, ouvindo a Palavra de Deus e a praticando.
    Note que, no versículo, ouvir e praticar são ações conjuntas. Não adianta só ouvir, como também não adianta querer praticar algo que não se ouviu.
    A Palavra de Deus é ação, e quando a praticamos, ela surte efeito em nossa vida e nos coloca dentro do padrão divino.
    Seria como se Deus dissesse: "Coloque a Minha palavra em prática para você ver o que Eu posso fazer por você."
    Ouça e pratique o que Deus  ensina em Sua palavra. Assim, sua vida terá fundamentos profundos que suportarão grandes construções.           

                                                                                                   

Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás