"Subamos animosamente"(Nm 13.30). Essa foi a resposta que Calebe deu às palavras desanimadoras de seus companheiros que, juntamente com ele e Josué, foram espiar a Terra Prometida.
Eu, particularmente, gosto muito de Calebe. Há três características na vida desse homem de Deus que me chamam muito a atenção: o ânimo, a perseverança e o compromisso com Deus.
Moisés havia enviado doze homens para espiar a terra que Deus lhes prometera. Quando voltaram, trouxeram em seus corações tudo o que tinham visto. Dez homens vieram com um relatório péssimo, de tragédia, medo e insegurança. Porém, dois homens, Calebe e Josué, trouxeram um relatório diferente, animador, vencedor e conquistador.
Quando aqueles dez homens começaram a falar e a difamar a terra que Deus estava prestes a lhes dar, o povo que os ouvia começou a ficar com medo e a querer voltar para o Egito. No capítulo seguinte (Nm 14), a Bíblia diz que eles gritaram, choraram a noite inteira, disseram que os seus filhos iriam morrer e quiseram constituir outro líder para voltar ao Egito.
Philip Yancey escreveu algo muito interessante a respeito disso: "Ninguém dentre os pais sobreviveu, a não ser dois (Josué e Calebe). O restante provou que não prestava. Ele (Moisés) os conduzira para fora do Egito para depois descobrir que tinham trazido o Egito no coração". *
É nesse contexto que o nosso grande herói, Calebe, se destaca. Um homem que sabia o que queria e sabia quem era o Deus a quem ele servia.
As suas palavras foram de oposição ao medo e à derrota. Enquanto os seus companheiros diziam: "Não conseguiremos, estamos fracassados", Calebe dizia: "Subamos animosamente". Que coração! Que força! Que atitude!
Imagine hoje uma Igreja repleta de Calebes – animados, perseverantes e comprometidos.
Creio que não foi por acaso que Deus usou esse homem, pois ele é para nós um exemplo de vida vitoriosa.
Três perguntas para refletir:
1. Como você enfrenta os novos desafios?
2. Você é perseverante?
3. Você é uma pessoa de compromisso?
Não sei quais são as suas respostas, mas caso não sejam tão boas e você queira melhorar, eu o incentivo a ler mais a respeito de Calebe.
*Philip Yancey. A Bíblia que Jesus lia.São Paulo: Ed.Vida, 2000
Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás
Mesmo que muitas vezes situações pareçam contrárias, outras desafiadoras, eu continuo crendo que Deus age em meu favor simplesmente porque eu o amo.
ResponderExcluir