terça-feira, 27 de março de 2012

Seu Nenga


    Conheci seu Nenga, sertanejo da Bahia. Homem simples e de muitas histórias, típico dos Nordestinos.  Chapéu surrado, bota velha e empoeirada, companheira de tantas caminhadas, facão na cintura e calça rasgada no joelho. Sua aparência, quando calado, é rude, mas quando começa a falar se torna singela e gentil. Até hoje não sei dizer a idade dele, já tentei adivinhar, eu acho que é por volta dos 63, mas deve ser menos. Quando estendeu a mão para me cumprimentar, na porteira da sua propriedade, deu para sentir a mão seca e calejada dos anos de trabalho pesado no chão duro e seco do sertão.
     Gosta de puxar assunto e falar do passado. Fala apontando para todos os lados, como se eu soubesse tudo o que existe na região e quem são as pessoas de quem fala. Homem de bom coração.
     Conheci seu Nenga em uma viagem missionária que fiz pelo sertão da Bahia.
    Fui conhecer a sua pequena propriedade que, com orgulho, diz ter documento e tudo. Seu Nenga diz que aquele é o seu pedaço de chão e que foi o bom Deus quem lhe deu.
   No seu pedaço de chão foi instalada uma bomba d’água elétrica e uma cisterna para ajudar toda a comunidade local. Foi um projeto de iniciativa privada que envolveu várias pessoas e empresas. Fui conhecer seu Nenga, o projeto e também fotografar o local.
     Durante a nossa conversa perguntei para seu Nenga: – O que o senhor cria por aqui?
   Ele me respondeu, debruçado na manivela da bomba d’água: – Umas cabrinhas prá leite, umas galinhas prá ovos, tenho um jegue velho prá carregar lenha e um punhado de pé de feijão lá atrás na roça.
   Continuei com mais uma pergunta: - Essa bomba d’água tem ajudado as famílias da região? – Vixi, se tem, doutô! As crianças tão com mais saúde.
     Fiz algumas outras perguntas, até chegar a última: –            Seu Nenga, quais são seus sonho
     A resposta de seu Nenga demonstrou todo afeto e  simplicidade daquele coração. A sua resposta foi maravilhosa. Em um gesto de reverência, tirou o chapéu surrado da cabeça, o apertou no peito e, com um olhar para o céu, disse: –  Olha, meu filho, eu tenho sonhado muito com a minha “véia” que já se foi há dez anos, quase sempre sonho com ela.
    Eu não reformulei a pergunta. Encerrei a minha visita com essa resposta simples do entendimento do seu Nenga.
      Voltei com fotos, algumas respostas, mas, acima de tudo, voltei com algo que chamou muito a minha atenção e me fez pensar a respeito de sonho, ou melhor, sonhos.
     O sonho pode ter três significados totalmente diferentes. Primeiro, o sonho pode ser um doce da padaria (que é muito bom, mas que não vem ao caso); segundo, pode ser um forte desejo a respeito de coisas futuras (que era ao que eu me referia na pergunta); e terceiro, pode ser as imagens produzidas pela mente durante o sono (que foi o que o seu Nenga entendeu).
     Nossos sonhos e ambições muitas vezes se resumem em desejos de ter o conforto, consumo, progresso, melhora na qualidade de vida e tudo mais para o futuro, mas esquecemo-nos daquilo que os sonhos nos fazem lembrar. Nos esquecemos daquilo que vivemos no passado, com quem vivemos, as lembranças e muitas recordações .
      Enquanto eu esperava uma resposta visando o futuro e o progresso que aquela bomba d’água representava para a comunidade, recebi uma resposta nostálgica, remetendo ao passado, a uma memória  e a uma saudade.
    Ao lado da bomba percebi o quanto o sonho pode ser importante para o futuro, nos levando a uma visão, e também  o quanto ele é importante no passado, nos levando a uma recordação.
      Guardo a foto do seu Nenga com muito carinho. Guardo também com carinho os meus sonhos.

       Autoria do texto: Pr.Carlos Barabás

5 comentários:

  1. "Sem sonhos, a vida não tem brilho.
    Sem metas, os sonhos não têm alicerces.
    Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir!"
    Augusto Cury

    ResponderExcluir
  2. Eu sonho com ver a multidao dos redimidos, no céu. E sonho tambem em alegrar-me de ver gente rendendo suas vidas a Jesus, tal como muitas vezes fiquei, ao ver verdadeiros testemunhos de genuinas conversoes!

    ResponderExcluir
  3. Meus sonhos sao com a obra missionaria, em estabelecer o Reino de Deus aqui nesta terra!

    ResponderExcluir
  4. Ehh sardade hein! Acho que eu também estava lá com o Pastor Carlos, foi mesmo! Tudo verdade! Os sonhos que Deus nos dá a oportunidade de cumprir são os melhores. Eitaaa sertão véi! Estamos com saudades viu pastor! Volte pra cá! Thiago Oxente

    ResponderExcluir
  5. Em falar nisso faz muito tempo que não como um sonho, principalmente daqueles que qdo voce morde o creme sai dos lados...
    mas voltando ao assunto principal, podemos dizer como Martin Luther King:
    "I have a dream today.
    I have a dream that one day every valley shall be exalted, every hill and mountain shall be made low, the rough places will be made plain, and the crooked places will be made straight, and the glory of the Lord shall be revealed, and all flesh shall see it together."

    ou pegar emprestado uma parte da letra da musica de John Lennon e dizer:
    "You may say I am a dreamer but I am not the only one. I hope some day you join us....."

    Yes, I hope some day you join us to glorify God with your life......(my quote)

    ResponderExcluir