sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Comunhão Virtual


          Estou assustado.

         Assustado mesmo!

         Outro dia ouvi uma irmã dizer que frequenta a igreja pela internet. Isso mesmo, ela não vai mais à igreja, agora participa dos cultos pela internet em casa.
         Como isso é possível?, pensei.
         Ela é capaz de entrar no computador e ter comunhão com os bytes gospel? Não, não é possível frequentar a igreja e participar de um culto pela internet. Podemos acompanhar um culto, receber um excelente estudo, ler maravilhosos textos e artigos, acompanhar os ministérios pela web, mas nada pode substituir a igreja, o corpo de Cristo.
         Daqui a pouco, em vez de receber imposição de mãos dos pastores, estaremos impondo os mouses sobre a nossa cabeça e clicando o botão direito para cura, e o botão esquerdo para prosperidade.
         Eu mesmo acompanho muitos ministérios pela internet e até assisto alguns cultos, mas não caio no conto do vigário de que isso pode me isentar de ir à igreja louvar, adorar, servir a Deus e ter comunhão com os meus irmãos de maneira real; não virtual.
         Com certeza podemos nos beneficiar da tecnologia e, creio que pessoas que realmente não conseguem ir até uma igreja por diversos motivos, possam se aproveitar disso também.
Sem falar da televisão, que é um excelente veículo para o ensino e pregação da Palavra de Deus, mas que também não nos isenta de ir à igreja para adorarmos ao Senhor.
         A sociedade tem passado por diversas mudanças que influenciam a todos, incluindo a igreja, povo de Deus, afastando-nos de valores importantes.

Primeiro: Comodidade. Gostamos das coisas fáceis, que não nos dão trabalho. Podemos assistir o culto em casa, de pijama, o que não é possível na igreja (por enquanto!). O carro fica na garagem e ainda podemos ir até a geladeira enquanto o pastor está orando.

Segundo: Tempo. Temos muitas coisas a fazer. Ir até a igreja gera uma demanda de tempo que não estamos dispostos a gastar.

Terceiro: Isolamento. Eu não preciso me expor, nem ter que cumprimentar quem eu não quero. Em casa estou com quem eu gosto ou, até mesmo, sozinho.

Quarto: Liberdade. Na igreja, se o pastor estiver pregando algo que eu não esteja disposto a ouvir, não me sinto a vontade para levantar e ir embora. Em casa basta acessar outro site para mudar de igreja e de pregador. Assim, ouço o que estou disposto a escutar.
Poderia listar muitos outros motivos que refletem o comportamento dos cristãos nos dias de hoje diante desse tema.

É muito importante compreender a importância da igreja na vida do cristão. Na igreja somos alimentados, acompanhados e ministrados. Se nos isolarmos dela, nos isolamos daquilo que o Senhor planejou, que é estar ligado ao corpo e não fora dele.
Não basta só pertencer a Cristo, devemos também nos ligar à igreja e nela servir ao Senhor com os nossos talentos.


“Quando eles me disseram: ‘Vamos à casa do Eterno!’, meu coração pulou de alegria” (Sl.122.1). (Bíblia em Linguagem Contemporânea)

Autoria do texto: Carlos Barabás


Nenhum comentário:

Postar um comentário