quinta-feira, 25 de setembro de 2014

"MasterChef"

De longe o cheiro de comida podia ser sentido. Quanto mais ele se aproximava, mais forte, delicioso e tentador aquele cheiro ficava.

Jacó, um excelente chef, especialista no preparo de guisados, sabia muito bem utilizar os temperos e agradar a todos com os seus pratos. Até mesmo um simples ensopado de lentilhas se transformava em um banquete em suas habilidosas mãos.

Quando Jacó preparava a comida, todos sabiam que algo muito gostoso seria servido. Com certeza, seria o vencedor do MasterChef.

Esaú estava voltando do campo. Havia ido caçar. Faminto e exausto. Como dizem por aí, “estava com a fome de um leão”.

Aquele aroma delicioso deixou o caçador ainda mais faminto.  O estômago roncava, suas pernas estavam fracas da longa caminhada.  A tenda de Jacó era o  endereço certo para matar  aquela fome.

Sem cerimônias, Esaú aproximou-se da tenda de seu irmão a tempo de vê-lo finalizando o delicioso  guisado. O caldeirão ainda estava fervendo e Jacó experimentava o último toque de tempero, lambendo a palma da mão, com ar de aprovação.

- Jacó, me deixa  comer desse guisado vermelho. Estou morrendo de fome - disse Esaú ao seu irmão, com ar desesperador.

- É claro que pode comer. Já está pronto. Pegue um prato, os talheres, não esqueça o guardanapo - Jacó respondeu.

A concha cheia do delicioso guisado estava a ponto de ser derramada no prato de Esaú quando Jacó interrompeu dizendo: - Você pode comer, mas antes me vende o direito de primogenitura. Vamos fazer uma troca. Eu dou a comida e você me dá o direito de ser o primogênito.

Prato na mão, concha cheia, estômago vazio.

 - Pode ficar com isso. Estou morrendo de fome. Afinal,  do que me valerá esse direito?
Diante daquela panela, Esaú fez um juramento e selaram aquela “venda”.

- Coma à vontade, meu irmão. Tem muita comida aqui. Pegue esse pedaço de pão e essa taça de vinho também.

Várias conchas de guisado foram derramadas no prato de Esaú. Ele comeu. Encheu a barriga, matou a fome, se levantou satisfeito da mesa e seguiu seu caminho palitando os dentes.

A Bíblia usa uma expressão muito forte a respeito da atitude de Esaú: “Assim Esaú desprezou o seu direito de primogenitura” (Gn.25.34).

É um problema quando a “fome” aperta. Trocas erradas podem acontecer se não soubermos dominar aquilo que fica gritando dentro de nós. No caso de Esaú, o estômago. No nosso caso, as necessidades.

Não abra mão do que pertence a você, mesmo quando algo parece ser atraente, apetitoso e cheiroso.

Esaú em poucas horas estaria com fome novamente. Aquele guisado seria coisa do passado. A fome foi saciada por algum tempo. Mas abrir mão da sua primogenitura custou para ele algo precioso: deixou de receber por direito o dobro da herança de seu pai. “MasterTolice”.

Texto de Carlos Barabás
(Gênesis 25.29-34)


Nenhum comentário:

Postar um comentário