sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pare, Olhe e Escute

   Você se lembra de quando começou a dirigir? As primeiras aulas da autoescola, a aventura que foi o primeiro passeio do novo motorista ao volante, o cuidado que os seus pais tinham em lhe entregar o carro, a primeira vez que enfrentou um dia de chuva, as ruas molhadas e a dificuldade de enxergar através do vidro embaçado.
   Sem falar nas barberagens, fechadas, buzinadas e a dificuldade para estacionar em uma vaga na rua. Banco, cinto e espelhos ajustados –  tudo pronto para enfrentar o trânsito. Medo, atenção e ansiedade–  tudo o cercava.
   Embora você já houvesse andado pelas ruas do bairro milhares de vezes, tudo parecia novo agora ao volante de um carro – aquelas ruas se tornaram “desconhecidas e perigosas”.
   Dirigir requer muita atenção e responsabilidade, ainda mais em grandes centros, onde há trânsito, congestionamentos, grandes avenidas, , motoboys, caminhões e ônibus. Uma distração e podemos causar um acidente envolvendo muitas pessoas.
   Tratando-se do automóvel, existe o controle humano sobre a máquina, mas quando o assunto é dirigir pelas ruas, avenidas e estradas da vida tudo é bem diferente.
   A vida não pode ser controlada pisando no freio, acelerando, virando à esquerda ou à direita. É bem mais complexo.
   Acidentes acontecem quando nos distraímos ao volante, e acidentes também acontecem quando nos distraímos pelos caminhos de Deus.
   Se o Rei Davi estivesse ao nosso lado, estaria balançando a cabeça, concordando com essa afirmação.
   Ele distraiu-se ao volante e bateu em um poste. Nesse acidente, muitas pessoas foram envolvidas e houve vitimas.
   Davi, após um cochilo da tarde em seu palácio, resolveu dar uma volta no terraço. Nenhum problema. Até os reis merecem um cochilo da tarde e uma relaxada na varanda de vez em quando. Nada de mal até aqui, Davi estava dirigindo muito bem, não havia avançado nenhum sinal, tudo estava sob controle.
   Mas lá do terraço, durante o seu passeio contemplativo, viu uma mulher muito bonita tomando banho. Davi olhou para a mulher e não observou a placa bem à sua frente sinalizando: PARE.
   Davi pisou ainda mais fundo no acelerador. Mandou chamá-la, e ela foi ao seu encontro no palácio real. Seu nome era  Bate-Seba, esposa de Urias, um valente soldado do exército de Israel, que estava na guerra.
CRASH!!
   Quando Davi abriu os olhos, o poste estava caído bem ao lado da cama onde havia se deitado com Bate-Seba.
   Ele, o homem chamado de “um homem segundo o coração de Deus”, havia se distraído e causado um grave acidente.
   A partir desse triste episódio, um grande drama se desenrolou.
   Distrações causam muitos estragos e trazem tristes consequências.
   Foi o que aconteceu a partir do momento em que Davi não observou os sinais que indicavam pare, olhe e escute.
   Quando não damos atenção àquilo que a Palavra de Deus diz e, também, ao que o Espírito Santo fala ao nosso coração, corremos o mesmo perigo, não só nessa área, mas em muitas outras.
   A Bíblia é a Palavra de Deus que nos orienta, aconselha, exorta e instrui para que não andemos nesse mundo de maneira distraída.
   O apóstolo Pedro escreveu em sua primeira carta: “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por ai como um leão que ruge, procurando alguém para devorar” (1Pe.5.8, NTLH).
   O diabo está atrás dos distraídos, dos que baixam as suas armas e, em vez de olharem para o Autor e Consumador da fé, distraem-se e põem tudo a perder.
   Tenho certeza de que existem alertas de Deus para nos guardar e proteger de toda a espécie de ataques e tentações que o inimigo coloca à nossa frente.
   Dirija com cuidado e também viva com cuidado!

              Autoria do texto: Pr.Carlos Barabás

Nenhum comentário:

Postar um comentário