quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Os Profetas da Misericórida

    Umas das ordens de Jesus que consigo obedecer com a maior facilidade é a de olhar para os pássaros e os lírios (Mateus 6). Jesus disse simplesmente “olhai”. Por meio de uma simples observação de coisas pequenas e frágeis, como os pássaros, Ele nos ensina algo muito profundo: o seu cuidado para conosco.
  Nesses últimos dias, aprendi uma lição muito valiosa. Os pássaros foram os professores e eu, simplesmente, um aprendiz.
  Todos os dias acordo bem cedo. Seis horas da manhã, eu, minha esposa e um de meus filhos já estamos acordados para as nossas tarefas do dia.   
  Algumas vezes, de madrugada, por volta das  4h30  ou 5h, eu acordava e ouvia os pássaros começarem a cantar. Isso me deixava muito irritado, porque eu sabia que só tinha mais uma hora para dormir. A minha vontade era de pegar um estilingue e fazer aqueles passarinhos irem cantar lá no céu, especialmente, um Sabiá-Laranjeira que é o mais pontual e insistente de todos.
  Nos últimos dias, minha esposa e eu temos aprendido muito com Deus, e um dos versículos que Ele tem nos ensinado e trabalhado conosco é o de Lamentações 3.22,23 “A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã, Grande é a tua fidelidade”.
  A Roberta e eu começamos a agradecer e a louvar a Deus por cada manhã que se inicia em nossas vidas, porque sabemos que a bondade e as misericórdias de Deus se fizeram novas para nós. Isso significa que Deus tem algo novo para o dia que está surgindo. Um dos sentidos originais da palavra  renovam-se é de que algo fresco foi feito. Os problemas, as dificuldades, as chateações podem ser antigas, mas o que Deus tem para nós é novo e fresco para o novo dia.
  Outro texto maravilhoso é o Salmo 30.5: “O choro pode durar uma noite, pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo”. A tristeza pode vir? Sim, mas ela tem duração limitada (uma noite) e hora marcada para terminar (pela manhã). Que hora é essa? É quando a luz da manhã irrompe a escuridão da noite e o brilho do sol surge no horizonte. É quando a luz da revelação da Palavra de Deus surge em nosso coração e ilumina aquilo que estava em trevas.
  Hoje quando ouço os primeiros cantos dos pássaros pela manhã,  sei que eles estão anunciando, como profetas, que as misericórdias de Deus se renovaram sobre a minha vida, e isso fortalece a minha fé e renova as minhas esperanças.


                           Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás

Um comentário: