quinta-feira, 7 de março de 2013

A Mulher Dinâmica


Parabéns!

Não só por esta data chamada  “Dia Internacional da Mulher”, mas por todos os dias.
Vocês, mulheres, merecem o reconhecimento, o respeito e os aplausos. Além, é claro, de presentes, mimos, joias, férias sem as crianças (ou sem os maridos, ou sem os dois), tratamentos estéticos, jantares, cinemas, perfumes e muito mais. A lista não tem fim.

Algo que reconheço e admiro em minha esposa e nas mulheres, de maneira geral, é o dinamismo que possuem.

 - Sossega um pouco! - às vezes digo para a Roberta.

Ela só me olha, nem é preciso dizer nada, com certeza tem algo ou vai procurar alguma coisa para fazer.

É interessante observar. As mulheres sempre estão fazendo alguma coisa.

Elas possuem uma força e energia que nós, homens, ainda não encontramos. Elas vão e vêm, sobem e descem, trabalham, vão ao mercado, buscam as crianças na escola, cozinham, lavam, passam, estudam, vão à igreja, fazem compras e muito mais. O impressionante é que conseguem fazer tudo isso falando ao celular, com uma criança no colo, acessando o e-mail, cuidando dos filhos, tomando a lição e preparando-os para a escola. Isso com dois braços somente. Imagine se tivessem mais - a mulher polvo.

É impressionante o dinamismo delas.  A palavra dinâmico do latin,  Dinàmicus, e do grego, Dinamikòs,  quer dizer movimento, energia, força. Algo que realmente está presente na vida das mulheres.

Essas características sempre fizeram parte da mulher, mas hoje as mulheres são além de dinâmicas,  agitadas devido ao acúmulo de  tarefas e funções.

Há milhares de anos, quando ainda nem se  pensava em comemorar o “Dia Internacional da Mulher”, existia uma família que foi instruída por Deus para deixar a cidade onde moravam, porque aquela cidade era depravada. Deus ordenou que fugissem para outro lugar que lhes seria indicado. Estou falando a respeito da história de Ló, sobrinho de 
Abraão, e de sua esposa e família.

A cidade de Sodoma e Gomorra seriam destruídas devido ao pecado, mas a intercessão de Abraão junto ao Senhor fez com que Ló e sua família fossem poupados.

Durante a fuga da cidade, Deus  os instruiu a não olhar para trás. Mas o que aconteceu? A Dona.Ló não se aguentou e olhou para trás. No mesmo instante, a Bíblia  diz que ela foi convertida em uma estátua (pilar) de sal. Nunca mais se mexeu. Ficou parada, brincado de estátua para sempre.

É interessante observar isso porque enquanto estamos sob a orientação de Deus existe movimento, existe escape e segurança. A partir do momento em que O desobedecemos e seguimos os nossos próprios desejos, paralisamos feito um pilar.

A mulher dessa geração deve observar o exemplo da história da mulher de Ló e compreender que, em seu dinamismo, deve existir a orientação de Deus. O Senhor deseja levá-la a um lugar de segurança e livramento, mas quando se olhar para trás fica-se  presa ao passado, a vida não fluirá, não se chegará a lugar algum.

Não sabemos o porquê da esposa de Ló olhar para trás. Curiosidade? Saudades das coisas que deixou naquele lugar? Amigos?  Medo de perder a última liquidação? Não sabemos. Só sabemos que ela desobedeceu e por isso parou.

Deus nos orienta a esquecermos das coisas que ficaram para trás e prosseguirmos para as que estão adiante, a nossa frente. (Fl.3.13).

O que  faz você olhar para trás e paralisar?  Talvez um relacionamento rompido, uma enfermidade, decepções, dívidas, sonhos não realizados, perdas... muitas coisas.

Sartre, filósofo francês, disse certa vez: “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você”. Interessante, não é verdade?
Muitas vezes somos feridos, e essas feridas do passado ficam expostas por toda a vida, não são tratadas.

Desde o passado, as mulheres são discriminadas, inferiorizadas, tratadas com desprezo, vítimas da violência doméstica etc. Alguns avanços foram feitos, mas há muito que  fazer a esse respeito.

Voltando ao assunto do dinamismo, acredito que a mulher dessa geração, que conhece a Jesus Cristo, está em vantagem em relação às que não O conhecem. Isso  devido ao poder (Dunamis) do Espírito Santo que habita em cada uma delas.

O apóstolo Paulo ensinou algo muito precioso: “Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” (Hb.12.2).

Tire os olhos de passado. Foque em Jesus. Permita que Deus trate e cure a sua vida, para que possa alcançar o lugar que Ele tem preparado para você.

Termino com um apelo às mulheres:  diferentemente da mulher de Ló, olhe para trás quando estiver  dirigindo. O espelhinho retrovisor foi feito para isso!

Feliz Dia Internacional da Mulher.

Autoria do texto: Carlos Barabás


2 comentários:

  1. kk

    Muito bem colocado Dr. Pr. Carlos

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos admitir...Eva errou, mas de lá para cá so houve acertos....e hoje as mulheres resolvem muito bem qq problema. Como disse nosso pastor, ela faz várias coisas ao mesmo tempo, trabalha, educa e ainda administra seu lar e ela só precisa de 12hs p/ tudo isso. E algumas ainda convive com a violência doméstica. Mas DEUS É CONOSCO SEMPRE. E a mulher de hoje, já sabe sim usar os retrovisores, por isso não previsa olhar p/ trás.

      Excluir