quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Em Busca da Dracma Perdida

“Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, na acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la” (Lucas 15.8)


     Detesto perder coisas. Acredito que ninguém gosta de perder algo, principalmente, se for valioso.
     Vivo perdendo a chave do carro. Já faz duas semanas que perdi o meu bilhete do metrô e não consigo achá-lo em lugar nenhum.
     Quando perdemos alguma coisa, ficamos chateados, irritados, andamos de um lado para o outro, perturbamos os outros pedindo que nos ajudem a achar e ouvimos aquelas velhas palavras tão bem conhecidas e já gravadas em nossa mente: Você precisa ser mais cuidadoso; guarde sempre no mesmo lugar pois lá estará quando você precisar.
     Perder coisas é tão comum ao gênero humano que, até Jesus, em uma de suas parábolas, abordou o assunto e ensinou princípios espirituais a esse respeito.
     Essa parábola, contada por Jesus em Lucas 15.8-10, ensina a respeito de coisas valiosas que possuímos e que, por determinada situação (ou descuido), são perdidas.
     Jesus começa a contar a respeito de uma mulher que tinha 10 dracmas. A dracma era uma moeda grega que correspondia a um dia de serviço. Essa mulher teve que trabalhar dez dias para ganhar dez dracmas, mas acabou perdendo, não sabemos o porquê, uma delas. Assim, ela havia perdido um dia de serviço e esforço.
     Talvez digamos: ̶   Não faz mal, ela tem outras 9 moedas, o prejuízo não será tanto.
     Mas isso é pensar de maneira errada. Eu tinha 10 coisas valiosas e perdi 1 delas, fiquei com 9;  mas aquela 1 tem muito valor e eu quero tudo o que me pertence, não vou aceitar a perda.
     Não podemos nos esquecer que Jesus está contanto uma história com aplicações de princípios espirituais. Eu não vou dar nada para o inimigo. Eu não vou permitir que ele tome qualquer coisa de mim.
     Quando Jesus nos salvou, Ele fez algo completo na cruz por nós. A salvação quer dizer isso mesmo, uma obra completa para que eu e você gozemos de paz, alegria, salvação, vida eterna, saúde, prosperidade, libertação, justiça e muito mais. Eu não vou permitir que nada seja roubado da minha vida. E você, vai permitir? Lembre-se que 9 moedas não são 10 moedas; uma foi perdida, é hora de procurá-la.
     As atitudes daquela mulher nos mostrarão princípios espirituais para acharmos o que está perdido.
     A sua primeira atitude foi a de colocar mais luz no ambiente. Isso mesmo, ela pegou uma candeia, uma espécie de lamparina com luz na ponta, e iluminou melhor o lugar. Quanto mais luz, mais fácil será enxergar e achar a moeda.
     No Salmo 119.105, lemos: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos”.
     É muito difícil procurar coisas no escuro. Se quisermos realmente achar algo que está perdido, precisamos acender as luzes.
     O diabo é o rei do império das trevas e, em meio às suas trevas, ele faz com que as pessoas percam aquilo que é valioso, principalmente,  o coração.
     Quantas coisas já foram perdidas e estão no meio da escuridão... Pode ser o casamento, o caráter, a integridade e tantas outras coisas podem estar perdidas.
     Se não acendermos as luzes da Palavra de Deus, elas continuarão perdidas e será muito difícil de achá-las.
     Após ter trazido mais luz para o lugar, aquela mulher começou a varrer a casa. Ela foi passando a vassoura nos cantinhos, debaixo dos móveis, bem rente à parede. Varreu todos os lugares em busca da sua moeda.
     A Palavra de Deus tem o poder de fazer uma varredura em nosso coração.    
     No Salmo 139.23,24, Davi abre o seu coração para Deus e pede para que o Senhor o sonde e examine o seu coração.
     Por que Deus deseja fazer essa sondagem em nosso coração? Para tirar de nós tudo aquilo que O desagrada e nos colocar no caminho certo. Ele quer vasculhar o nosso coração e fazer de nós, seus filhos, conforme a imagem e semelhança de Jesus.
    Essa mulher não parou de procurar. Jesus falou que ela procurou diligentemente. Abaixou-se, levantou os móveis, varreu, mexeu nas gavetas, procurou nos bolsos, na sua bolsa (bolsa de mulher é um grande mistério, e podemos encontrar de tudo lá dentro), olhou dentro dos potes, ou seja, não desistiu, foi perseverante. Ela não se conformou com 10-1=9.
    Muitas vezes, as pessoas se conformam em perder algo valioso e se contentam com o resto que sobrou. Mas essa não deve ser a nossa atitude. Se Deus nos deu, aquilo pertence a nós, e não permitiremos que haja perda. Se Deus deu a você três filhos, e só dois deles estão firmes com Cristo, não há como se conformar com os dois na igreja e aceitar o outro como perdido.
    Jesus, nessa história, diz que aquela mulher encontrou a sua moeda.    
    Depois de ter acendido a luz, varrido e, com muito esforço, procurado, finalmente ela achou. Agora, sim, as 10 moedas estavam em suas mãos!
   A sua alegria foi tanta que ela chamou as amigas, as vizinhas e compartilhou aquela alegria com todos.
    Jesus comparou essa história a uma festa no céu que acontece quando alguém que estava perdido se arrepende e se entrega a Cristo.
     A Igreja, nessa geração, não pode viver debaixo de perdas. O diabo age sutilmente tentando enganar a muitos.
     Eu acredito em uma Igreja que está atenta para que nada seja perdido, uma Igreja que se manterá atenta e pronta para o seu Noivo.
     Esses princípios devem ser colocados em prática. Se existe algo valioso perdido em sua vida, obedeça o que Jesus ensinou nessa parábola. Tenho certeza que você encontrará o que estava perdido e terá grande satisfação em compartilhar com os outros aquilo que Ele fez em sua vida.

                        
Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás

Nenhum comentário:

Postar um comentário