segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Cenáculo


Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado. Fazei ali os preparativos (Lucas 22.12)
   Existem alguns lugares na Bíblia que são marcantes. O Monte Sinai, o Rio Jordão, a cidade de Belém onde Jesus nasceu, o Mar da Galiléia, o calvário e o sepulcro são alguns entre tantos outros lugares descritos na Palavra que foram palcos de tantas histórias.
  Existe, também, um lugar muito especial, que foi cenário de muitos acontecimentos. Esse lugar é o cenáculo.
   O cenáculo era um aposento que ficava no piso superior de uma casa.  
   Caracterizava-se por ser um lugar amplo, acima do nível da rua, com pouca mobília. Era usado para festas, reuniões e também para a hospedagem de visitantes.
   Jesus usou um cenáculo para se reunir com os discípulos. Lá ele serviu a ceia e ensinou a respeito do Seu corpo e do sangue que selaria a Nova Aliança. Também lavou os pés dos discípulos, ensinando-os a respeito de humildade e servidão ao outro (Lucas 22.12).
   Os discípulos, após a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus, também se reuniram no cenáculo para juntos orar e esperar a promessa da vinda do Espírito Santo (Atos 1.13,14).
   Podemos aprender três lições com o cenáculo.
   Primeira lição: O cenáculo é um aposento elevado. Para ter acesso a ele é necessário subir.
   Por ficar em um lugar mais alto, quem está lá tem uma visão melhor.
   Assim deve ser a nossa vida com Deus. O Senhor quer nos levar a lugares mais altos em Sua presença e fazer com que a nossa visão espiritual seja maior do que a visão natural.
   Se quisermos maiores experiências com Deus, temos que subir para um nível acima, e isso só é possível desejando e buscando ao Senhor de todo o coração.
   Segunda lição: O cenáculo é um lugar espaçoso, amplo.
   Não havia muita coisa para se distrair no cenáculo, a mobília era pouca.  
   Havia bastante espaço para se movimentar. É isso que devemos buscar em nossa vida espiritual também: espaço. O Espírito Santo que nos encher da Sua presença. Precisamos dar espaço a Ele, ter tempo para Deus, ter espaço em nossa agenda para buscar aquilo que é realmente importante.
   Ficamos distraídos com tantas coisas e, muitas vezes, nos esquecemos do que realmente é importante: a presença do Senhor.
   Terceira lição: O cenáculo era um lugar de encontro.
  No cenáculo os discípulos se reuniam com Jesus e eram ministrados por Ele. 
  Foi no cenáculo que Jesus apareceu aos discípulos após a Sua ressurreição, e lá o Espírito Santo desceu sobre a vida de cada um deles, e todos foram cheios da Presença do Senhor.
  Hoje não precisamos construir um cenáculo para termos comunhão com o  
  Senhor; o cenáculo é o nosso coração, onde Deus quer se revelar e ministrar a nós.

                                                                                                         ``
Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás

Um comentário:

  1. Muito importante para o nosso conhecimento!, para sabermos o verdadeiro significado no sentido espíritual da palavra de Deus!!

    ResponderExcluir