quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Que vitamina é essa?

   Sou vidrado em vitaminas. Gosto de tomá-las.
   Elas me prometem energia, disposição e ânimo, além de serem complementos alimentares. Caso a minha alimentação esteja deficiente, as vitaminas “juram” que irão fazer o trabalho e suprir o meu organismo; ainda mais eu, que pratico corrida de rua, e vivo à procura de vários tipos de vitaminas e suplementos nas prateleiras das farmácias. Da vitamina A até o Zinco estarei suprido. As vitaminas também prometem alívio  ao estresse e ajuda a aqueles que têm uma atividade mental intensa.
   Mas nem sempre elas estiveram à disposição das pessoas como hoje estão. Estamos falando do tempo em que um homem chamado  Calebe, com 85 anos de idade, isso mesmo, oitenta e cinco anos de idade, estava totalmente disposto, cheio de energia e ânimo para conquistar um monte que lhe havia sido prometido por Moisés, quando ainda tinha 45 anos.
    Às vezes, quando leio esse texto, fico me perguntando: “Que vitamina é essa que Calebe tomava?”
   Calebe, com 85 anos, disse: “...ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força...” (Josué 14.11).
   Ele estava forte e disposto para novas conquistas. Geralmente, o que esperamos de pessoas com essa idade é que estejam usufruindo daquilo que já conquistaram. Mas não era o caso de Calebe, ele estava pronto e disposto para conquistar um monte.
   Entendo que o que manteve Calebe forte, disposto e animado foi a promessa feita a ele por Deus por intermédio de Moisés.
   Calebe e Josué foram dois dentre os doze espias que tiveram a missão de espionar a terra de Canaã e trazer a Moisés o relatório de tudo o que viram naquele lugar. Somente Calebe e Josué tiveram a ousadia e a fé em Deus para enxergar aquela terra como já conquistada pelo povo de Deus. Os outros dez espias colocaram medo no povo e os fizeram desanimar (Nm.14). Calebe e Josué foram os únicos daquela geração a pisar na Terra Prometida; o restante morreu no deserto.
   Em Números 14.24, vemos o Senhor fazendo a promessa de que Calebe e a sua posteridade possuiriam aquele lugar.
  Calebe, durante aqueles 40 anos, manteve a promessa do Senhor viva em seu coração. Ele não se importou com os dias, meses e anos que estavam passando, nem a idade avançada que estava chegando. Ele se apoiou na promessa e confiou no que o Senhor havia lhe dito.
   Essa era a vitamina de Calebe, que lhe trazia força, disposição e ânimo para esperar o dia de conquistar a sua herança. Esse homem de Deus nos ensina muitas lições. Entre elas podemos citar: perseverança, fé, paciência e disposição.
  Se você prestar atenção, notará que são princípios espirituais para aplicarmos em nossa vida e ingerirmos como “vitaminas espirituais” que nos darão energia, força, disposição e ânimo para as nossas conquistas também.
  Com certeza, você tem promessas de Deus, assim como eu. Então devemos confiar naquilo que o Senhor falou a nós um dia, porque esse dia vai chegar.
  Calebe não pensava em “pendurar as chuteiras” ou vestir o pijama e ficar vendo o a vida passar.
  Nele havia disposição para a conquista.
  Sabe por quê?
  Porque ele “tomava a vitamina da promessa”.
  Não esqueça de tomar a sua hoje.
  Seja forte!

   Autoria do texto: Pr.Carlos Barabás

Nenhum comentário:

Postar um comentário