quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vença o desânimo

   O General norte-americano, Douglas McArthur (1880-1964), atuou nas duas Grandes Guerras Mundiais. Ele disse certa vez: “Os anos envelhecem a pele, mas viver sem entusiasmo envelhece a alma”.
   Entusiasmo – a Bíblia tem muito a nos ensinar sobre esse assunto. Quando leio o primeiro capítulo de Gênesis, vejo Deus muito entusiasmado ao criar e orquestrar toda a criação. Há também no último capítulo do livro de Apocalipse muito entusiasmo ao convite feito aos que têm sede: “Venham!”. A Bíblia é um livro “entusiasmador!
   Entusiasmo não tem nada a ver com agitação ou correria. As pessoas que não conhecem ao Senhor vivem entusiasmadas quando tudo está bem, quando não há problemas ou crises. Nós, os que conhecemos ao Senhor, mesmo quando as coisas não estão bem, podemos nos entusiasmar, porque sabemos que o Senhor está conosco, e Ele já nos deu a vitória.
   O entusiasmo que aprendemos na Palavra é aquele cuja fonte é o Senhor. A palavra entusiasmo, no original grego, é composta por: en + theos + asm, que significa: sopro de Deus dentro (em nós).
Jesus falou a seus discípulos para terem bom ânimo diante das aflições (João 16.33). Disse isso já bem próximo de ser levado preso pelos guardas. Ela sabia que seria preso e também estava consciente de todo o sofrimento pelo qual passaria, mas mesmo assim disse: “Tende bom ânimo”.
   O bom ânimo nos faz enxergar as circunstâncias por um ângulo vitorioso: “Nesse mundo tereis aflições (isso é um fato), mas tende bom ânimo (não se deixem vencer pelas circunstâncias difíceis ou pelas aflições), eu venci o mundo (essa é a realidade e a mais absoluta verdade, que é maior do que o fato em si)” (Jo 16.33).

   Três passos que nos ajudarão a conservar o bom ânimo:

   Primeiro. Pense com ânimo. Traga à mente os pensamentos de Deus. “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra...” (Cl 3.2). O profeta Isaías declarou que os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos (Is 55.9).

   Segundo. Fale com ânimo. Use os seus lábios para declarar o que Jesus fez por você. “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”(Pv 18.21).

   Terceiro. Trabalhe com ânimo.” Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam ao Senhor com o coração cheio de fervor” (Rm 12.11, BLH).

   Diante do que você aprendeu de Deus agora, comece a mudar o foco da sua visão. Não se abata. Anime-se, você tem o sopro de Deus em sua vida, o Espírito Santo.
   Olhe para Jesus, Ele venceu o mundo por você.

Autoria do texto: Pr.Carlos Barabás

Um comentário: