segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Vencendo os tempos de crise

   Muitas vezes, passamos por momentos que gostaríamos que não existissem. Momentos difíceis, que parecem não ter fim e nem solução.
   Muitos homens na Bíblia passaram por momentos assim e venceram, porque não perderam a sua fé em Deus. A fé e as atitudes que eles tiveram nos ensinam muitos princípios espirituais que devemos aplicar em nossa vida para vencer os tempos de crise.
   Há uma passagem na Bíblia, em 1Samuel 30.3,4,  a respeito de quando Davi voltou de uma batalha e encontrou a sua cidade totalmente destruída, a sua família e a de seus companheiros, levadas como prisioneiros. Essa não foi uma situação fácil para eles. Alguns homens que seguiam Davi quiseram até mesmo apedrejá-lo.

“Quando Davi e os seus homens chegaram à cidade, eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.  Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que não ouve neles mais forças para chorar.
Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus."
   
   Tudo era contrário a Davi. Tudo apontava para a destruição e a tristeza. A cidade, queimada e destruída. As famílias, prisioneiras e, ainda por cima, ameaçado de morte por seus companheiros.
   Um homem e uma mulher de Deus nunca devem se deixar levar pela crise que enfrentam. A Bíblia diz que Davi, mesmo diante daquela situação contrária, se fortaleceu no Senhor seu Deus. A história de Davi poderia acabar aqui, não fosse a sua fé em Deus e a atitude que teve diante da crise.
   Hoje, muitas histórias de homens e mulheres acabam antes da vitória. Eles chegam a um ponto que não conseguem alçar a sua fé em Deus e não têm atitudes a altura da Palavra do Senhor.
   Em Hebreus 11.33,34 encontramos os heróis da fé que fizeram a diferença e alcançaram a vitória. A Bíblia diz: "... os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros."
   Sempre que li esse capítulo de Hebreus e, em especial, o versículo 34 em que está escrito que "da fraqueza tiraram forças", me questionei: "Como tirar forças da fraqueza?". Confesso que, por muito tempo, fiquei sem uma resposta, até que um dia, o Espírito Santo falou ao meu coração. Ele me disse: "Quando você está fraco, eu me torno forte por você e em você". Compreender essa verdade, de que o  Espírito Santo é a minha força, porque Ele é o poder de Deus em mim, trouxe mudança a minha vida.
   No evangelho de João, capítulos 14 e 15, o Espírito Santo é chamado de o Ajudador. Ele nos ajuda em nossas fraquezas. Ele nos dá a força divina que necessitamos para vencer os tempos de crise.
   Davi teve atitudes certas em meio à crise. Ele se fortaleceu no Senhor e recobrou o ânimo e as forças. Davi orou, e Deus lhe disse para perseguir os Amalequitas, pois Ele lhes daria a vitória.
   Com as palavras que ouviu de Deus, Davi foi e resgatou as mulheres e as crianças de todo o povo, nenhum lhes faltou. Também, trouxe muitos despojos e gado. Davi venceu a crise; não foi vencido por ela.
   Talvez, hoje, você esteja passando por dias difíceis ou conheça alguém que está enfrentando adversidades. Confie em Deus e incentive os que estão atravessando momentos de crise a confiar em Deus também. O Espírito Santo de Deus está pronto para ajudá-lo e fortalecer a sua vida hoje.
                                                                                       

Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás

Um comentário: